SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR
Quando a Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo (APS) iniciou a sua actividade em 1971, a prioridade era dar resposta às famílias em que ambos os pais trabalhavam devido ao aumento da procura de emprego por parte das mulheres, não descurando a responsabilidade social e pedagógica.
A prioridade seguinte passou a ser a sustentabilidade futura da APS como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). No passado era suficiente, para garantir a sustentabilidade, administrar os financiamentos racionalmente para que cobrissem as despesas correntes. Hoje este nível de gestão não garante a sua sustentabilidade futura. É essencial criar valor acrescentado, prestando um serviço que corresponda às necessidades e expectativas dos utentes, diferenciando positivamente o que oferece à comunidade em que está inserida.
Para criar valor acrescentado, a APS decidiu certificar os seus serviços pela norma ISO 9001 e pelo Modelo de Avaliação da Qualidade desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social (ISS), tendo iniciado este processo em 2009.
Em Novembro de 2010 a APS obteve a certificação da Qualidade das Respostas Sociais e Serviços que presta. Refira-se que ao nível nacional foi, num universo de 4000, a terceira IPSS a atingir esta distinção.
Com a certificação foi possível melhorar a organização interna, tornar mais eficientes as práticas existentes, motivar e envolver os seus colaboradores, criando uma diferenciação positiva das suas Respostas Sociais, destacando-se a APS das outras IPSS, pela Qualidade dos seus serviços.
No início do ano lectivo 2007/2008 a APS celebrou o primeiro protocolo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o fornecimento de refeições a escolas do Concelho. Este protocolo tem sido renovado anualmente. Presentemente a distribuição de refeições é feita por todas as escolas do Agrupamento D. António de Ataíde na Freguesia de Castanheira do Ribatejo.
Uma vez que a APS tinha já experiência em Sistemas de Gestão, cujos requisitos incluíam a implementação de um sistema HACCP, e estando envolvida na cadeia de fornecimento de alimentos, foi decidido iniciar o processo de certificação do Sistema de Gestão Alimentar em 2019.
Através da medição do desempenho a nível da segurança alimentar e aplicando à segurança alimentar processos de melhoria continua pretende-se garantir aos utentes e funcionários refeições seguras e de acordo com os requisitos legais e normativos.
Deste modo a APS criou um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, certificado em 2020.
• Fomentar e incentivar a formação profissional e o estatuto de trabalhador estudante;
• Alargar a parceria com a CMVFX no âmbito do fornecimento de refeições escolares;
• Manter a parceria com a CMVFX no âmbito do apoio aos refeitórios escolares;
• Dinamizar AEC no Agrupamento de Escolas D. António Ataíde;
• Garantir um serviço de Escola a Tempo Inteiro às famílias da Castanheira do Ribatejo na Escola D. António Ataíde em parceria com a CMVFX;
• Garantir a continuidade da distribuição alimentar (POAPMC);
• Manter os protocolos de parceria existentes;
• Estabelecer novas parcerias;
• Garantir uma gestão financeira rigorosa;
• Manter as contas em ordem com os fornecedores;
• Assegurar o fornecimento de refeições seguras e equilibradas a todos os utentes e colaboradores;
• Garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços de fornecedores externos;
• Melhorar espaços de recreio para utilização de todos os utentes;
• Criar uma pedagogia diferenciada, baseada na cooperação e interajuda, em que cada criança beneficie do processo educativo desenvolvido com o grupo.
Compromisso
• Cumprir os requisitos legais e normativos, de forma a melhorar continuamente a eficácia do SGQSA envolvendo todas as partes interessadas visando um serviço de qualidade, profissional e humanizado;
• Cumprir os objetivos estratégicos da APS, garantindo um forte compromisso com a sustentabilidade da organização, associando-se a parcerias sólidas, procurando ser criterioso na gestão dos seus fornecedores e promovendo canais sólidos de comunicação internos e externos;
• Dar resposta às necessidades da comunidade nas vertentes de apoio à infância, em que a abertura, a transparência, a segurança, o conforto e a afetividade sejam as suas linhas orientadoras, respeitando e promovendo o desenvolvimento biopsicossocial dos seus utentes;
• Aplicar sistematicamente a metodologia HACCP e as boas práticas de segurança alimentar, como forma de garantir as melhores condições para a prestação do serviço de refeições;
• Evoluir de forma consciente e responsável, respeitando as vertentes éticas, deontológicas, ambientais e de responsabilidade social;
• Promover uma cultura organizacional capaz de estimular a satisfação, a formação, a motivação e o comprometimento dos colaboradores, disponibilizando os recursos necessários e valorizando as suas competências de forma a melhorar a eficácia do seu desempenho profissional.
Missão
Satisfazer as necessidades das crianças e das partes interessadas, cumprindo os requisitos legais numa óptica de melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.
Visão
Promover a todos os seus utentes, “Uma vida feliz num mundo de paz”.
Valores
Solidariedade
Igualdade de Oportunidades
Respeito
União
Altruísmo
Afetividade
Empenho
Rigor