De 1971 aos dias de hoje
A história da Associação de Promoção Social da Castanheira do Ribatejo começa em 1971, durante a industrialização do país e em particular do concelho de Vila Franca de Xira.
A inexistência de um local onde as mães pudessem deixar as suas crianças para também elas poderem contribuir para o orçamento familiar, levou um grupo de jovens da freguesia a equacionar a possibilidade de criar uma associação com o fim de dar uma alternativa às famílias, perante esta realidade.
Da intenção à materialização este processo não parou e a 15 de Fevereiro de 1971 foram publicados os estatutos da APS, no antigo Diário do Governo, III Série n.º 38. A APS iniciou a sua actividade a 6 de Outubro com a abertura de Jardim-de-Infância em instalações cedidas pela família Palha. O Jardim-de-infância tinha capacidade para 40 crianças e dispunha de quatro funcionárias.
A valência de Creche, também com capacidade para 40 crianças, foi inaugurada em 1980, altura em que a associação passou a ter ao seu encargo 150 crianças e a dispor de 23 funcionários.
O ano de 1981 marcou a história da associação. As obras de ampliação do espaço permitiram colocar em funcionamento a valência de ATL. A distinção com a Medalha de Ouro de Mérito do Concelho de Vila Franca de Xira e o reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública Administrativa deram-nos a certeza de que estávamos no caminho certo.