Actualizado em Sexta-feira, 09 Setembro 2011 00:25Sexta-feira, 01 Julho 2011 00:00
Há 40 anos a servir a comunidade
A Associação de Promoção Social da Castanheira do Ribatejo cumpriu a 15 de Fevereiro quatro décadas ao serviço da comunidade. Os 40 anos da APS foram celebrados no 19 de Fevereiro com um dia repleto de momentos que ficam para a história da associação.
O dia de festa começou com a realização de um almoço convívio entre colaboradores, corpos sociais e convidados oficiais que nos honraram com a sua presença num sábado de especial significado para a APS.
No ano em que a associação celebra quatro décadas ao serviço das crianças e da comunidade, entenderam os seus corpos gerentes celebrar a efeméride com o lançamento de um livro comemorativo. A publicação “APS 40 anos – No futuro com confiança, crescer com o compromisso na qualidade” mais não é do que o espelho do caminho percorrido nos últimos quarenta anos, mas também o prenúncio de alguns dos projectos que quer desenvolver e transformar em realidade no futuro.
A chuva que caiu durante todo o dia acabou por limitar um pouco o programa das comemorações previsto, mas não impediu o descerrar da placa que dá agora nome à creche inaugurada a 15 de Setembro de 2008. Agora denominado de “Edifício José Nunes do Santos” o acto simbólico cumpre uma decisão anteriormente tomada em assembleia-geral e presta um tributo ao actual presidente da instituição, que dedica, há mais de 30 anos, grande parte do seu tempo em prol, da causa da APS.
Certificação da Qualidade domina comemorações
Os 40 anos da APS ficam também, marcados pela Certificação da Qualidade de todas Respostas Sociais e Serviços que a associação presta. Embora a mesma tenha sido conseguida a 31 de Dezembro último, as comemorações do 40º aniversário realizadas a 19 de Fevereiro acabaram por ser o momento escolhido para a recepção das bandeiras e certificados. A entrega simbólica acabou por dar corpo a um dos momentos mais importantes do programa levado a cabo e trouxe à sede da instituição o Comandante Caldeira dos Santos, Membro do Conselho de Administração da Associação Portuguesa de Certificação – APCER).
A distinção agora conseguida acabou por ser motivo de destaque de todas as intervenções oficiais, mas deixa para trás um longo e nem sempre fácil caminho.
Os primeiros passos para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) começaram a ser dados em Abril de 2009, com a nomeação de uma equipa de trabalho e implicou a alteração de quase todos os métodos de trabalho, já que todas as tarefas desenvolvidas obedecem a um método sistematizado pelo ISS, baseado na ISO9001 e nos modelos da European Foundation for Quality Management.
Com este importante passo, rumo a um futuro que queremos mais funcional e dinâmico, a APS optimiza, assim, as suas práticas, melhora a organização interna, projecta a sua imagem para o exterior e aposta numa pedagogia diferenciada, tendo sempre como intuito a satisfação dos seus utentes e da comunidade.