Actualizado em Quarta-feira, 19 Novembro 2014 07:14Segunda-feira, 06 Outubro 2014 06:58
A APS tem como principal preocupação proporcionar as adequadas condições para o saudável desenvolvimento das crianças, garantindo às famílias um serviço de qualidade, confiança e proximidade.
Atualmente, a vida profissional complexa e absorvente a par das tarefas domésticas que têm de ser asseguradas no final do dia de trabalho; os novos planos e metas curriculares; o défice de competências pedagógicas, comunicacionais e curriculares limitam ou impossibilitam os pais ou outros familiares, de darem o devido acompanhamento e apoio nas tarefas escolares das crianças. Estes fatores são por vezes determinantes para o insucesso escolar. Por outro lado, os resultados também se incrementam com a aquisição de metodologias de estudo e de organização das matérias curriculares, com apoio à sedimentação dos conhecimentos abordados nas aulas.
Atenta a esta nova realidade, a APS estabeleceu uma parceria com a já reconhecida rede de Ginásios de Educação Da Vinci, unidade de Vila Franca de Xira, sob a gerência e coordenação pedagógica da Professora Joaquina Pantaleão (Licenciada em Filologia Germânica e Mestre em Ciências da Educação – Área de Avaliação em Educação; Professora Universitária no Instituto Piaget – Área de Formação de Professores; Professora do Ensino Secundário durante 39 anos; Professora requisitada no Ministério da Educação – Coordenação Pedagógica das Escolas da região de Lisboa).
O programa de trabalho é definido para ir de encontro às necessidades educativas das crianças e desenvolvido no sentido das suas dificuldades serem superadas. Para este processo concorre também a comunicação privilegiada com os pais, sendo o desenvolvimento do educando reportado, qualitativa e periodicamente, existindo disponibilidade para apoio psicológico por um técnico do Gabinete de Intervenção Psicopedagógica. A estratégia passa pelo recurso a pessoal docente qualificado, metodologias modernas e com resultados comprovados, assim como uma abordagem o mais individualizada possível (máximo de dez alunos no estudo acompanhado e seis no grupo de explicações).