Novo Projecto de Lar de Idosos e Centro de Dia para o Carregado

A. P. S. Rumo ao futuro

A Associação de Promoção Social da Castanheira do Ribatejo (A.P.S.) organizou, no passado dia 15 de Fevereiro, no Edíficio-Sede da Instituição, uma cerimónia comemorativa do seu 43.º aniversário, evento que contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita e da responsável pelo Pelouro da Acção Social da edilidade, Marina Tiago.

A longevidade da Instituição, a sua inegável estabilidade financeira, o vigor que ostenta para vencer os desafios impostos hoje às IPSS, a força do seu capital humano (órgãos sociais e funcionários), a satisfação das crianças e famílias, impulsionadora do crescimento da Instituição em direcção a um futuro auspicioso, o orgulho de poder anunciar a aposta numa nova Resposta Social a breve prazo, foram os valores distinguidos naqueles festejos. Um Lar de Idosos e Centro de Dia, com a capacidade respectiva de 20 utentes, é a nova Resposta Social que a Direcção pretende incluir no conjunto das ofertas que presta à comunidade. O equipamento, com um investimento previsto de 600.000€, já possui um projecto arquitectónico adequado e está em fase de avaliação pelo ISS. Numa área de serviço social que apresenta manifestas deficiências de resposta, é com muito orgulho que a A.P.S. anuncia este novo projecto a implementar na Vala do Carregado, em espaço cedido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira afirmou que "uma valência que continua com grandes necessidades é aquela dirigida à população sénior. Neste contexto, a Câmara Municipal, que tinha feito um grande investimento num equipamento que não obteve êxito de utilização inicialmente previsto, desafiou a A.P.S. para nele desenvolver um projecto para Lar de Idosos e Centro de Dia, repto que o seu Presidente aceitou com muito entusiasmo".

Este equipamento virá engrossar o vasto e sustentado património edificado que a A.P.S. tem vindo a construir. Actualmente gere um património imobiliário avaliado em cerca de 6 milhões € e pelas suas portas cruzam diariamente 550 crianças, distribuídas pelas Respostas Sociais de Bercário, Creche, Pré-Escolar e A.T.L. e cerca de 94 funcionários (técnicos especializados e pessoal auxiliar).

Longe vai o ano de 1971, quando a A.P.S. abriu portas, em instalações cedidas pela família Palha, para acolher 40 crianças, nas Respostas Sociais de Jardim-de-Infância e Ocupação de Tempos Livres.

Distantes também parecem os anos que antecederam a Certificação da Qualidade, em que o serviço prestado se baseava no assistencialismo tradicional, onde a principal preocupação subjacente era servir a comunidade. Actualmente a A.P.S. é gerida em função da satisfação dos seus utentes e colaboradores, de acordo com os critérios da SGQ, passando pela gestão adequada dos recursos humanos, mas acima de tudo com muito rigor na administração dos recursos financeiros, com os olhos postos na sustentabilidade da Instituição, no cumprimento dos compromissos para com credores e funcionários, enfim na vontade férrea da A.P.S. ainda vir a servir muitas gerações, de crianças e, proximamente, idosos.

O presidente da edilidade Vila-Franquense reconheceu "o crescimento que a A.P.S. tem apresentado ao longo dos anos. No caminho que foi traçado tem-se procurado a excelência, o que permitiu a esta IPSS oferecer um apoio qualificado à comunidade. Actualmente estas instituições têm um papel determinante para as famílias, ainda mais neste período em que vivemos carências tão grandes. Sem elas, sem os seus colaboradores, estas estariam com certeza a atravessar maiores dificuldades. É sem sombra de dúvida que a Câmara Municipal reconhece todo este trabalho".

A A.P.S. foi a primeira IPSS do Concelho de Vila Franca de Xira e a terceira a nível nacional a conseguir granjear a chancela da qualidade. A certificação foi um acto voluntário da A.P.S., que implicou o envolvimento da Direcção e de todos os colaboradores num afincado trabalho da implementação do SGQ, empenho que auditado pela APCER, uma entidade líder de mercado na certificação de Sistemas de Gestão em Portugal e a representante Portuguesa na IQNet, uma rede internacional de entidades certificadoras, deu origem aos respectivos documentos que conferem transparência à Qualidade dos Serviços e prestígio à Associação Certificada pelas Normas da Internacional Organization for Standardization (ISO 9001:2008), também lhe foi atribuída, na Resposta Social de Creche, a Marca ISS, Nível A (em 2010 tinha obtido o Nível C), o topo da escala de avaliação, o nível de excelência.

Associação de Promoção Social da Castanheira do Ribatejo:

43 anos a valorizar a criança

Para Crescer com Confiança