Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

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SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Quando a Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo (APS) iniciou a sua actividade em 1971, a prioridade era dar resposta às famílias em que ambos os pais trabalhavam devido ao aumento da procura de emprego por parte das mulheres, não descurando a responsabilidade social e pedagógica.

A prioridade seguinte passou a ser a sustentabilidade futura da APS como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). No passado era suficiente, para garantir a sustentabilidade, administrar os financiamentos racionalmente para que cobrissem as despesas correntes. Hoje este nível de gestão não garante a sua sustentabilidade futura. É essencial criar valor acrescentado, prestando um serviço que corresponda às necessidades e expectativas dos utentes, diferenciando positivamente o que oferece à comunidade em que está inserida.

Para criar valor acrescentado, a APS decidiu certificar os seus serviços pela norma ISO 9001 e pelo Modelo de Avaliação da Qualidade desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social (ISS), tendo iniciado este processo em 2009.

Em Novembro de 2010 a APS obteve a certificação da Qualidade das Respostas Sociais e Serviços que presta. Refira-se que ao nível nacional foi, num universo de 4000, a terceira IPSS a atingir esta distinção.

Com a certificação foi possível melhorar a organização interna, tornar mais eficientes as práticas existentes, motivar e envolver os seus colaboradores, criando uma diferenciação positiva das suas Respostas Sociais, destacando-se a APS das outras IPSS, pela Qualidade dos seus serviços.

No início do ano lectivo 2007/2008 a APS celebrou o primeiro protocolo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o fornecimento de refeições a escolas do Concelho. Este protocolo tem sido renovado anualmente. Presentemente a distribuição de refeições é feita por todas as escolas do Agrupamento D. António de Ataíde na Freguesia de Castanheira do Ribatejo.

Uma vez que a APS tinha já experiência em Sistemas de Gestão, cujos requisitos incluíam a implementação de um sistema HACCP, e estando envolvida na cadeia de fornecimento de alimentos, foi decidido iniciar o processo de certificação do Sistema de Gestão Alimentar em 2019.

Através da medição do desempenho a nível da segurança alimentar e aplicando à segurança alimentar processos de melhoria continua pretende-se garantir aos utentes refeições seguras e de acordo com os requisitos legais e normativos.

Deste modo a APS criou um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, certificado em 2020.

 


 

 

 


 

• Promover acções conducentes a participar no desenvolvimento integrado da comunidade e aos carenciados e socialmente desfavorecidos;

• Participar na resolução de questões sociais, educativas, de saúde e culturais da população da freguesia;

• Sensibilizar para os valores morais e cívicos;

• Assegurar uma participação efectiva e permanente das famílias no processo educativo;

• Criar e promover um ambiente de respeito, segurança, paz, amor, solidariedade e amizade;

• Criar uma pedagogia diferenciada, baseada na cooperação e interajuda, em que cada criança beneficie do processo educativo desenvolvido com o grupo.

 


 

 

• Satisfazer as necessidades dos utentes e da comunidade, contribuindo para o seu bem-estar;

• Implementar e melhorar continuamente o Sistema de Gestão em vigor, implementado segundo os referenciais ISO 9001, Modelo de Avaliação da Qualidade do Instituto da Segurança Social, Creche Nível A e ISO 22000, monitorizando e medindo os processos;

• Garantir o cumprimento de todos os requisitos legais, normativos e outros aplicáveis com vista à satisfação de todas as partes interessadas;

• Aplicar sistematicamente a metodologia HACCP e as boas práticas, como forma de garantir as melhores condições para a prestação do serviço;

• Seleccionar e avaliar sistematicamente os fornecedores exigindo qualidade e rigor dos produtos fornecidos de forma a garantir a qualidade a segurança alimentar;

• Assegurar boas condições de trabalho, formação e motivação dos seus colaboradores promovendo o trabalho em equipa com a finalidade de conseguir a excelência do seu desempenho, a qualidade dos serviços prestados e garantir o apoio necessários às famílias;

• Promover com eficácia a comunicação interna e externa a todas as partes interessadas relevantes;

• Tratar os riscos e as oportunidades com vista a melhorar a eficácia do sistema de gestão;

• Cumprir os objectivos estratégicos da APS, garantindo um forte compromisso com a sustentabilidade da organização.

 

Satisfazer as necessidades das crianças e das partes interessadas, cumprindo os requisitos legais numa óptica de melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

 

Promover a todos os seus utentes, “Uma vida feliz num mundo de paz”.