Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Indíce do artigo
Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar
Sistema de Gestão
Objectivos
Política
Todas as páginas

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Quando a Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo (APS) iniciou a sua actividade em 1971, a prioridade era dar resposta às famílias em que ambos os pais trabalhavam devido ao aumento da procura de emprego por parte das mulheres, não descurando a responsabilidade social e pedagógica.

A prioridade seguinte passou a ser a sustentabilidade futura da APS como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). No passado era suficiente, para garantir a sustentabilidade, administrar os financiamentos racionalmente para que cobrissem as despesas correntes. Hoje este nível de gestão não garante a sua sustentabilidade futura. É essencial criar valor acrescentado, prestando um serviço que corresponda às necessidades e expectativas dos utentes, diferenciando positivamente o que oferece à comunidade em que está inserida.

Para criar valor acrescentado, a APS decidiu certificar os seus serviços pela norma ISO 9001 e pelo Modelo de Avaliação da Qualidade desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social (ISS), tendo iniciado este processo em 2009.

Em Novembro de 2010 a APS obteve a certificação da Qualidade das Respostas Sociais e Serviços que presta. Refira-se que ao nível nacional foi, num universo de 4000, a terceira IPSS a atingir esta distinção.

Com a certificação foi possível melhorar a organização interna, tornar mais eficientes as práticas existentes, motivar e envolver os seus colaboradores, criando uma diferenciação positiva das suas Respostas Sociais, destacando-se a APS das outras IPSS, pela Qualidade dos seus serviços.

No início do ano lectivo 2007/2008 a APS celebrou o primeiro protocolo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o fornecimento de refeições a escolas do Concelho. Este protocolo tem sido renovado anualmente. Presentemente a distribuição de refeições é feita por todas as escolas do Agrupamento D. António de Ataíde na Freguesia de Castanheira do Ribatejo.

Uma vez que a APS tinha já experiência em Sistemas de Gestão, cujos requisitos incluíam a implementação de um sistema HACCP, e estando envolvida na cadeia de fornecimento de alimentos, foi decidido iniciar o processo de certificação do Sistema de Gestão Alimentar em 2019.

Através da medição do desempenho a nível da segurança alimentar e aplicando à segurança alimentar processos de melhoria continua pretende-se garantir aos utentes e funcionários refeições seguras e de acordo com os requisitos legais e normativos.

Deste modo a APS criou um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, certificado em 2020.